PREFEITURA DE UBERABA EXALTA TURISMO EM 2015, APESAR DE QUEDA EM SETORES

Mesmo com grandes eventos, restaurantes registraram queda de 15%.
Executivo avalia ano como bom e mira no turismo religioso para 2016.

Mesmo sem os números concretos da lucratividade obtida, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo afirma que o ano de 2015 foi positivo para o Turismo de Uberaba. No último ano, a cidade recebeu eventos esportivos e agropecuários, o que, para o Executivo, gerou rotatividade econômica e intensificação no setor hoteleiro. No entanto, para quem lida diretamente com estabelecimentos gastronômicos e de hospedagem, a situação foi de queda ou estabilidade em relação a 2014.

O presidente do Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba (Sinhores), Mário Vasques Molinar Júnior, afirma que a crise econômica inibiu, em partes, uma maior atividade nos estabelecimentos.

“Na parte de restaurantes, percebemos queda de até 15% em relação a 2014. Vinha em uma crescente, mas essa crise política afetou em relação à queda das vendas em restaurantes e bares. Isso reflete pelo aumento que teve por parte das cervejarias, pois se a pessoa bebia na rua, agora ela está bebendo em casa entre amigos. Em relação ao turismo, não interferiu em nada”, analisou.

Para o diretor executivo do Sinhores, Mauro Morais, o setor hoteleiro constatou timidamente um crescimento. Feiras e, principalmente, eventos esportivos foram os principais atrativos. “Tivemos dois picos com o Mundial de Handebol e o Grand Prix de Futsal. Nas feiras de gado, manteve a ocupação. O turismo religioso que é muito procurado devido ao Chico Xavier e Medalha Milagrosa manteve a mesma ocupação, que é constante durante o ano inteiro”, disse.

A diretora do Departamento de Turismo, Jannice Hueb, destaca que as ações desenvolvidas ao longo do ano evidenciaram espaços que contribuíram para fomentar o turismo. “Inauguramos várias obras que favorecem a visitação do turista em Uberaba, como a Cozinha das Doceiras no Bairro de Peirópolis, o calçamento das ruas em torno do Complexo Cultural em Peirópolis, Centro Informação no Parque de Exposições, além do mais o lançamento do Roteiro Uberaba em Harmonia pelo Centro de Informações, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais (Citur),  que está em destaque na Secretaria de Turismo do Estado”, afirmou.

 

 

 

Estruturação

Criado em 2014, o Núcleo de Turismo integra 40 empresas multissetoriais de hospedagem, alimentação, artesanato, turismo de aventura, agências de viagens e outras empresas que compõem o trade turístico.

O objetivo é mapear as potencialidades turísticas, criar e divulgar roteiros com informações que promovam e consolidem o turismo regional e de negócios. Além de encontros periódicos, o grupo oferece palestras, cursos de capacitação e workshops.

De acordo com a coordenadora do programa Empreender da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), Anna Paula Batista, um dos planos, ainda sem data de execução, é a criação do portal “Uberaba Bão Pro Cê”, que reunirá informações turísticas da cidade. O planejamento para as ações de 2016 está em fase de elaboração.

 

 

Jannice Hueb afirmou que há estratégias para a ocorrência de uma boa fase em 2016. Uma das apostas por parte do Executivo será o turismo religioso. “Temos a expectativa  com a entrega do Memorial Chico Xavier, fazendo com que os visitantes permaneçam até mais de um dia na cidade”, disse.

 

Fonte: G1

About The Author

Related posts